Eclipse Online: Slate World - Lisboa: Conversa
- Teatro GRIOT
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de dez. de 2024
Slate World — Lisboa: Social
Ser um artista negro durante a quarentena
A conversa entre a facilitadora da Slate World Lisboa, Alesa Herero, e a atriz Isabél Zuaa é uma oportunidade para conhecer o trabalho da atriz e discutir como os artistas negros estão a lidar com a quarentena.

© Helena Cooper
Isabél Zuaa é uma atriz e performer portuguesa com origens na Guiné-Bissau e em Angola. O seu primeiro contacto artístico surge no grupo de dança Prata Luar, onde permaneceu até à adolescência. As suas principais formações foram primeiro no Chapitô, em interpretação teatral, depois na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e ainda no curso de Teatro e na UniRio, em Artes Cénicas do Rio de Janeiro.
Desde 2010, tem viajado entre projectos de dança, cinema, teatro e televisão - no Brasil e em Portugal; pesquisando novas dramaturgias onde a mulher negra é protagonista e anfitriã das suas próprias histórias, desmistificando estereótipos e preconceitos.
Em cinema e televisão, trabalhou com Marcelo Gomes, Yasmin Thayná, Juliana Rojas, Marco Dutra, Felipe Bragança entre outros. No teatro e na dança, trabalhou com Gustavo Ciríaco, Jorge Andrade, Tiago Vieira, Tino Segal, Denise Stutz, Felipe Ribeiro entre outros.
Recentemente foi premiada com:
- Prémio de Melhor Atriz Principal no Festival de Cinema Zinegoak 2018 pelo filme Boas Maneiras de Marco Dutra e Juliana Rojas.
- Prémio de Melhor Atriz Secundária pelo CineEuphoria 2018 pelo filme Joaquim de Marcelo Gomes.
- Prémio de Melhor Atriz no Festival de Sitges 2017 para o filme Boas Maneiras de Marco Dutra e Juliana Rojas.
- Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Fest Aruanda 2017 pelo filme Nó do Diabo de Ramon Porto Motta.
- Prêmio Guarani de Artista Revelação em 2018 pelo filme Joaquim de Marcelo Gomes
Slate World é uma parceria transnacional que promove a visibilidade e a mobilidade de artistas negros em toda a Europa. Liderado pelo Eclipse Theatre com os parceiros Theater De Meervaart, ICK Amsterdam e Teatro GRIOT, o programa de dois anos abrirá novos potenciais em termos de programação, desenvolvimento de audiências, digitalização e intercâmbio cultural. Estamos agora no nosso último ano.
Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.

Comments