top of page

Eclipse Online: Slate World - Lisboa: Social, quinta-feira, 7 de maio


Slate World — Lisboa: Social

Ser um artista negro durante a quarentena


Quinta-feira, 7 de maio, das 19:30 às 21:00

Sessão online - ligação Zoom a ser enviada após a reserva (ver abaixo para mais informações)


A nossa equipa Slate World Lisboa convida os Artistas Negros a juntarem-se aos encontros virtuais para se ligarem, aprenderem e partilharem durante este período.

Esta conversa entre a facilitadora da Slate World Lisboa, Alesa Herero, e os artistas Di Candido (Didi) e Rodrigo Ribeiro Saturnino é uma oportunidade para conhecer o seu trabalho e discutir como os artistas negros estão a lidar com a quarentena.



Rodrigo Ribeiro Saturnino é Sociólogo Digital; Investigador Pós-Doutorado em Comunicação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UMINHO); Doutorado em Sociologia, especialista em Sociologia da Comunicação, da Cultura e dos Estilos de Vida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-Lisboa). Como membro da Djass - Associação de Afrodescendentes em Lisboa, tem promovido debates e actividades relacionadas com a temática da negritude queer em Portugal. Tem também colaborado como designer gráfico em alguns projetos focados na negritude (Festa Bee, Projeto Morar - Movimento de Rua Antirracista e Nneka - Gabinete Virtual de Apoio à Mãe).

 

Está também a desenvolver um projeto artístico de ilustração e pintura onde explora a ideia de homoerotismo e prazer como chave de ativismo para ajudar a reorganizar algumas ideias sobre masculinidade negra.



Di Candido, brasileiro, radicado em Lisboa, investigador bolsista em Comunicação, Cultura e Tecnologia no ISCTE-IUL, especialista em consultoria jurídica e de negócios para instituições públicas, startups, colectivos independentes de arte/cultura e indústria criativa em geral, com experiência em projectos académicos e culturais/mídia, colectivos globais e curadoria em agências de comunicação, festivais de cinema, arte e música no Brasil, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

Produtor Executivo e Assessor ao longo da estratégia de financiamento ligada ao planeamento e implementação do projeto da 7ª Bienal Afroeuropeans Network Conference, realizada em Lisboa no ano passado com um programa artístico e cultural dinâmico, ligando vários académicos, actividades e artistas da diáspora africana em todo o mundo.

Di Candido é também o anfitrião/dj da House of Didi and Bee. Project, que celebra a Magia Negra Queer, corpos imigrantes e dissidentes no sentido de festas, artes e cultura em Lisboa e tem vindo a ligar e promover artistas e colectivos da cultura negra (Batekoo Brasil, Afrobapho, Bixas Pretas BR, Lafon Party, Afropunk UK).

Di e Rodrigo estão a trabalhar em conjunto para desenvolver uma plataforma digital especial para mapear artistas, criadores e colectivos queer negros para promover a cultura queer negra em diáspora de Portugal e de toda a Europa.



Slate World é uma parceria transnacional que promove a visibilidade e a mobilidade de artistas negros em toda a Europa. Liderado pelo Eclipse Theatre com os parceiros Theater De Meervaart, ICK Amsterdam e Teatro GRIOT, o programa de dois anos abrirá novos potenciais em termos de programação, desenvolvimento de audiências, digitalização e intercâmbio cultural. Estamos agora no nosso último ano.


Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.



















Comments


  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

O Teatro GRIOT é uma estrutura financiada por 

apoiosGRIOT2021_cores_edited.jpg
Logotipo-CML_fonteDIN_horizontal_1-cor_reenquadrado.png
bottom of page